A palavra redundância quer dizer repetição. Um sistema redundante, portanto, é aquele que reproduz a atividade realizada por outro equipamento ou ambiente, seja como complemento, seja como substituição.
Esse tipo de solução é necessária para empresas com alta disponibilidade e que necessitam de excelente performance dos sistemas de que dispõem.
É o caso de organizações como bancos, que mobilizam elevada quantidade de dados, ou mesmo hospitais, em que não pode haver pausa ou falha de equipamentos sob risco de vida dos pacientes.
Saiba mais sobre os sistemas redundantes e sua importância para diversos negócios.
Sistemas redundantes na parte elétrica da empresa
Para a parte elétrica da instalação, a redundância significa contar com dois tipos de alimentação que atenda o equipamento ou o ambiente.
Uma estrutura como a de um Data Center, por exemplo, dispõe de duas fontes com as quais ligamos: a Fonte 1 na entrada de energia e a Fonte 2 na entrada redundante. Caso haja uma falha em uma das entradas, a segunda assume a responsabilidade de manter os equipamentos ligados.
Sistemas redundantes para proteção dos dados da empresa
Para proteger os dados da empresa também contamos com sistemas redundantes com links ópticos ou links de redundância.
Nesse tipo de sistema, os equipamentos são ligados a dois links de fibra óptica pelo qual os dados serão transmitidos. Caso um deles apresente problemas, o outro assume dinamicamente a transmissão, garantindo o funcionamento sem qualquer interrupção.
Outro benefício é que, em momentos de alto tráfego, as duas fibras podem trabalhar juntas melhorando a performance.
Uma das vantagens de contar com serviços personalizados para a sua empresa é garantir que haja alta disponibilidade por meio de sistemas redundantes.
Para se informar melhor sobre o assunto, sugerimos a leitura do nosso texto “Alta disponibilidade: o que é e quais os benefícios para o seu negócio”.