![](https://static.wixstatic.com/media/ed0179_f0ccb6585cc845f88de1ad9491018be5~mv2.jpg/v1/fill/w_636,h_358,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/ed0179_f0ccb6585cc845f88de1ad9491018be5~mv2.jpg)
Painéis Elétricos: segurança e controle de energia do sistema
Os painéis elétricos são componentes do sistema que vão garantir a distribuição de energia para todos os sub circuitos da instalação. O equipamento é agregado ao fornecimento elétrico e conectado a todos os outros dispositivos necessários, como circuitos de iluminação, tomadas e vários outros, controlando e setorizando a distribuição de energia em toda a instalação.
Qual a função dos painéis em uma instalação elétrica?
Em uma obra, o painel elétrico é fundamental para garantir a segurança da instalação e evitar que, no futuro, aparelhos, serviços e até mesmo pessoas sejam prejudicadas.
Também conhecido como quadro de distribuição, o equipamento vai receber energia da fonte que normalmente é um QGBT e direcionar essa energia para outros dispositivos, controlando iluminação, tomadas de uso geral, tomadas especificas, máquinas e demais equipamentos que estiverem envolvidos no sistema. Os painéis possuem componentes como disjuntores, chaves comutadoras, DRs e DPSs - dispositivos que vão prevenir curtos-circuitos e sobrecargas, fugas de corrente elétrica e eventuais surtos elétricos na instalação.
Montagens de painéis elétricos:
QGBT (quadro geral de baixa tensão) - São painéis voltados para a distribuição e proteção da entrada da rede elétrica em baixa tensão, normalmente é o primeiro painel após o transformador de média ou alta tensão.
QDF - Para distribuição de circuitos e proteção de todas as instalações da rede elétrica mais próximo as cargas, quem podem ser tomadas, máquinas, iluminação.
QD-AC - Para distribuição e proteção de todas as instalações da rede elétrica para circuitos destinados as máquinas de ar condicionado.
Cubículos de Entrada – São destinados a acomodar os transformadores e fazer a conversão de média ou alta tensão para baixa tensão em 440, 380 ou 220 Volts.
Banco de Capacitores - Regulam e corrigem o fator de potência da instalação elétrica, o mesmo deve ficar entre 0,92 e 1. Abaixo deste valor a concessionária de energia aplica multa ao consumidor.
Além das principais aplicações, os painéis podem ser igualmente projetados para realização de serviços auxiliares, telecomunicações, movimentação de cargas, regulação de tensão e velocidade, refrigeração e muito mais.
Diante das várias soluções oferecidas pelos painéis, a Ideal conta com uma equipe especializada para entender a demanda de cada cliente e desenvolver o projeto mais adequado para cada situação, garantindo o melhor uso do equipamento para as mais diversas necessidades.
Para garantir a eficiência do painel, toda a instalação segue as regulamentações técnicas, como a NBR 5410 e a NR 10, por exemplo, e isso é uma prioridade para a Ideal. No caso da norma NBR 5410, é ela que estabelecerá as condições necessárias para que todas as instalações elétricas de baixa tensão sejam seguras, funcionem adequadamente e, consequentemente, preserve o sistema, enquanto a NR 10 regulamenta os serviços que envolvem eletricidade.
Principais vantagens dos painéis
São inúmeras as vantagens de se investir nos painéis elétricos, mas existem três principais pontos que merecem destaque:
- Proteção contra danos a equipamentos e pessoas
- Instalação de acordo com a regulamentação técnica
- Dimensionamento e distribuição correta de energia
Garanta o que há de melhor em segurança nas instalações elétricas com os painéis elétricos. Entre em contato com a Ideal e saiba mais!
Precisa de mais informações?
Estamos aqui para ajudá-lo.
Entre em contato por telefone, email ou redes sociais.